O que é Defeito de BGA?

Problemas: Não liga / Não aparece imagem / Wireless inativo

Chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre North Bridge e South Bridge (ponte norte e ponte sul) o North Bridge, controlador de memória, alta velocidade e o South Bridge, controlador de periféricos, baixa velocidade. 

O North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso as memória (dependendo do processador) e desenvolvimento do vídeo em casos de alguns notebooks sem placa de vídeo dedicada. Os barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge também ficam por conta de North Bridge.

O South Bridge (Ponte Sul) é quem controla as interfaces IDE, USB. No South Bridge também está à conexão com a BIOS, o Ponte Sul é o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas. 

Muito dos defeitos dos notebooks hoje em dia é ocasionado pelo superaquecimento, e um dos principais componente afetado é o chipset. O chipset esta soldado na placa-mãe por uma solda conhecida como BGA, sendo que esse chip superaquece e acaba causando fraturas na solda interrompendo o contato com a placa-mãe.

O chipset é um dos principais componentes de um notebook, ficando atrás apenas do processador e das memórias. Portanto, um bom cuidado ao adquirir seu notebook é a escolha de placas-mãe com um Chipset adequado à sua necessidade para evitar futuros transtornos com relação ao desempenho, resumimos aqui um pouco sobre o chipset tentado explicar sua função em um notebook do modo menos técnico possível para esclarecer as duvida de nossos leitores e clientes.

Solução: A solução para este problema é o reballing do componente, que significa removê-lo, trocar as esferas de solda (0,6mm) e resoldá-lo. Atenção: Tem muita informação incorreta e de risco sobre o BGA na internet. Não elimina o problema apenas atualizando a BIOS. Apenas previne.